Dra Elaine Miwa Watanabe

Zumbido no ouvido pode ser tumor?

Zumbido pode ser sim o indício de algum tumor dentro do ouvido. No entanto, felizmente, não está entre as causas mais comuns. Antes de mais nada, precisamos definir o que é zumbido. Certamente já deve ter percebido que o zumbido é um som que pode aparecer no ouvido ou na cabeça, ou seja, não se trata de um som vindo do ambiente.

Qualquer tumor na cabeça pode dar zumbido no ouvido?

Como resultado de efeito de massa comprimindo o nervo auditivo, são poucos tumores que chegam a atingir especificamente esse nervo. De tal forma que não é qualquer tumor que tem condição de gerar zumbido no ouvido.

Schwannoma pode dar zumbido ?

Sim. O Schwannoma ou neurinoma do acústico pode causar zumbido e é o tumor mais comum na região que chamamos de ângulo pontocerebelar. De fato, inicialmente, saber que há um tumor no ouvido ou na cabeça é uma notícia que assusta. Apesar da notícia ser um tanto desagradável, reforçarei a informação de que se trata de um tumor BENIGNO. 

Afinal, o que é Schwannoma do VIII nervo ou neurinoma do acústico?

Com a finalidade de curiosidade, trata-se de um tumor já bem conhecido e descrito desde 1777. Portanto, ao longo dos anos percebeu-se o comportamento benigno, geralmente de crescimento lento, em que a pessoa passa anos sem saber que ele existe. A saber, ocorre em média em cada 10 entre 1.000.000 de pessoas e atinge mais comumente um nervo chamado de vestibulococlear , também conhecido como nervo VIII par craniano.

Por que o Schwannoma pode provocar zumbido?

De acordo com a literatura, esse tumor pode comprometer o nervo auditivo, já que é ramo do nervo vestibulococlear. Dessa forma, ao comprimir o nervo auditivo, é possível a evolução para uma perda auditiva unilateral e aí então o zumbido pode aparecer. De tal forma que o zumbido é considerado o segundo sintoma mais comum para esse tipo de tumor. Já o primeiro seria a perda auditiva.

Qual a diferença entre zumbido, acufeno e tinnitus?

Nenhuma. Ou seja, o sintoma é o mesmo, porém em alguns países pode ser mais comum o uso da palavra tinnitus ou mesmo acufeno. De acordo com o dicionário, a origem da palavra tinnitus vem do latim, de tinnire, que significa “zumbir”.

Quais sintomas esse tumor pode provocar?

Em virtude dos fatores compressivos do nervo vestibulococlear os principais sintomas são perda auditiva unilateral que pode se apresentar de forma súbita ou progressiva. A saber, não existe associação entre tamanho do tumor e grau da perda auditiva ou mesmo zumbido. Isto é, perda auditiva ou zumbido baixo não significa tumor pequeno. Em seguida outros sintomas podem aparecer também como tontura ou vertigem, formigamento ou paralisia facial, dor de cabeça.

Qual o melhor exame para diagnosticar Schwannoma do VIII par ?

Ademais, ao longo dos anos os exames de imagem tem evoluído bastante. Nesse sentido, a Ressonância Magnética com contraste tem sensibilidade de praticamente 100% mesmo para tumores bem pequenos.

Como é o tratamento?

A princípio, em se tratando de um tumor benigno, geralmente de crescimento lento, o tratamento vai depender do tamanho e dos sintomas causados por ele. De tal forma que a grande  maioria dos pacientes é tratada de forma inicialmente conservadora, ou seja, quando pequeno e com pouca repercussão local ou sintomática, faz-se exames para observar sua evolução. Porém, dependendo exatamente desses sintomas e do tamanho, existe a possibilidade do tratamento cirúrgico e da radioterapia, mas cada tratamento é muito individualizado.

"Eu ouço mas não entendo": pode ser sinal de perda auditiva?

Sim. Deve ser investigado a causa, mas pode ser sim um sinal de perda auditiva. É muito comum a pessoa com perda auditiva se queixar que tem dificuldade de entender conversas em ambientes com mais pessoas como por exemplo festas, reuniões familiares e restaurantes. Concluindo, outro sinal de perda auditiva pode também ser o zumbido. De acordo com a literatura essa perda auditiva deve ser investigada com exames de imagem principalmente se for unilateral porque pode ser sugestivo de schwannoma do acústico.

A cirurgia ou radioterapia vai fazer o zumbido sumir?

Sem dúvida, é uma resposta extremamente delicada. Uma vez que a causa do zumbido é o comprometimento do nervo auditivo, por mais cuidadoso que seja o médico que  fará o procedimento, é muito difícil não deixar sequelas. Talvez provavelmente entre as mais comuns sejam a perda auditiva, o zumbido e a paralisia facial. Portanto, é extremamente importante o paciente ter todas as suas dúvidas esclarecidas, alinhar expectativas e saber possíveis complicações. Sem dúvida, a avaliação médica é de suma importância.

Bibliografia:

  1. King AM, Cooper JN, Oganezova K, et al. Vestibular Schwannoma and Tinnitus: A Systematic Review of Microsurgery Compared to Gamma Knife Radiosurgery. J Clin Med. 2024;13(11):3065. Published 2024 May 23. doi:10.3390/jcm13113065

  2. Hearing Loss Association of America. Understanding Hearing Assistive Technology (HAT). Disponivel em https://www.hearingloss.org/hearing-help/technology/hat/ 
  3. Reprodução de foto Pexels
Consutório

Telefone : (11) 5575  0801

Whatsapp : (11) 99617 1877

Praça Oswaldo Cruz, 124, Conjunto 116, 11º andar, Paraíso

Em frente ao Shopping Pátio Paulista