Dra Elaine Miwa Watanabe

Dra Elaine Miwa Watanabe

Otorrinolaringologista

Zumbido tem tratamento

Zumbido pulsátil

Zumbido pulsátil

Existe zumbido que acompanha o coração?

Sim! Existem várias causas de zumbido pulsátil e sabemos que alguns  acompanham o ritmo do coração. As principais  causas são de origem vascular. Mas hoje vamos falar de uma das exceções, chamada Hipertensão Intracraniana Idiopática ou Pseudotumor Cerebral.

Em quem é mais comum?

Em geral a Hipertensão Intracraniana Idiopática ocorre mais em mulheres jovens, obesas com queixa de dores de cabeça persistentes. Ou seja, dores que não melhoram com facilidade e são recorrentes. Frequentemente está associada a algum tipo de alteração visual. As queixas mais comuns são principalmente turvação, vista dupla, alteração do campo visual. Eventualmente ocorre a queixa de perda da visão  ocasional ou não. Ao mesmo tempo pode também ter queixa de um barulho na cabeça ou no ouvido (de um lado só ou nos dois) que acompanha o batimento cardíaco.

Porque isso acontece?

A Hipertensão Intracraniana Idiopática ou Pseudotumor cerebral tem esse nome porque não tem uma causa específica. Isto é, há um aumento da pressão intracraniana na ausência de um tumor verdadeiro. A saber enumera-se alguns fatores de risco como excesso de vit A, hormônios e uso de tetraciclina podem estar associados à dificuldade de drenagem liquórica.

Como diagnosticar ?

Inicialmente, a queixa relatada pelo paciente de  zumbido pulsátil acompanhando o barulho do coração deve levar a essa hipótese. Dessa forma, quando o médico suspeita, existem alguns exames que poderão ajudar no diagnóstico. O exame de fundo de olho por exemplo pode demonstrar alterações características de sofrimento do nervo óptico. Ou seja, a presença de papiledema, justificaria as alterações visuais por compressão nervosa. Além disso, exames de imagem como Tomografia e Ressonância Magnética podem revelar ausência de uma estrutura chamada “sela turca” . Outro exame é o de líquor com manometria. Conforme indicação médica colhe-se o líquor e mede-se a pressão do mesmo, que na Hipertensão Intracraniana Idiopática, estará alta. Geralmente as demais característica do líquor estão normais.

Qual o tratamento para esse tipo de zumbido pulsátil?

Existem medicações que podem ajudar a diminuir a pressão do líquor. Entretanto em caso de insucesso, podem ser realizada cirurgias com o objetivo de diminuir essa pressão intracraniana. Além disso, a perda de peso é fundamental no tratamento. Assim como controles hormonais.

Clique no video abaixo para ouvir:

Blibiografia

Burkett JG, Ailani J. An Up to Date Review of Pseudotumor Cerebri Syndrome. Curr Neurol Neurosci Rep 2018;18(6):33.

Friedman DI. Contemporary management of the pseudotumor cerebri syndrome. Expert Rev Neurother 2019;19(9):881-893. https://link.springer.com/article/10.1007/s11910-018-0839-1