Otorrinolaringologista

Zumbido tem tratamento

Saiba o que é tinnitus e como tratar

Por Dra Elaine Miwa Watanabe, otorrinolaringologista, médica pesquisadora em zumbido no ouvido

Saiba aqui o que é tinnitus e como tratar. A origem da palavra tinnitus vem do latim, de “tinnire” que significa “tocar”. Frequentemente aqui no Brasil tinnitus e zumbido são usados como sinônimos e sim, ambas tem o mesmo significado.

E o que é tinnitus ou zumbido?

Trata-se de um som que percebemos no ouvido ou na cabeça. Portanto esse som não vem do ambiente em que estamos. Entretanto o zumbido pode ser também de um lado só do ouvido. Ou seja, não precisa ser bilateral.

Zumbido é doença?

Não, o zumbido é um sintoma. Assim como dor de cabeça, febre, tontura. Estes não são doença e sim sintomas de alguma doença, da mesma forma que o zumbido.

O zumbido é sinal de que vou ficar surdo?

Não. Embora zumbido seja um relacionado à percepção de um som, não necessariamente é causado por um problema auditivo e nem que tenha relação com perda auditiva.

Só idosos têm tinnitus?

Não há idade para ter zumbido no ouvido. Portanto, crianças e adolescentes também podem ter esse sintoma.

Quais são os tipos de zumbido?

Existem vários tipos de descrição de sons percebidos pelas pessoas. Frequentemente fala-se em apito, chiado, som de motor de geladeira, barulho de cigarras ou abelhas, televisão antiga fora do ar, rádio dessintonizado, pulsação, estalos, britadeira, moto acelerando, entre outros. Ou seja, existem muitos sons relatados pelos pacientes. Esses sons podem ser mais grossos ou mais agudos, bem fininhos mesmo. Mas podem não ser contínuos. Às vezes alguns somem por alguns instantes, meses ou anos.

Porque alguns sons são mais finos e outros mais grossos?

Dependendo da causa, alguns sons podem variar de tom. Por exemplo, algumas alterações vasculares, que causam zumbido pulsátil, tendem a provocar zumbido em tons mais grossos, ou seja, mais graves. Dificilmente o paciente diz que esse tipo de zumbido é agudinho e fininho. Por isso essa pergunta é fundamental.

Qual melhor tratamento para tinnitus?

O melhor tratamento para tinnitus é aquele baseado na causa. Nem todo zumbido apresenta somente uma causa. Neste caso saiba mais aqui sobre causas de zumbido. Neste caso, descobrindo a causa, o tratamento certamente será mais assertivo e haverá mais chances de fazer o zumbido sumir. Portanto, se mesmo com tratamento o zumbido persiste, talvez seja porque nem todas as causas estejam sendo tratadas, Contudo, em alguns casos, mesmo que a lesão que tenha sido a causa do zumbido seja irreversível, ainda assim, costuma haver tratamentos que possam amenizar ou diminuir o incômodo. Quer saber mais sobre tratamento de zumbido? Clique aqui.

Saiba mais sobre zumbido no link abaixo

Posts sobre zumbido

Telefone : (11) 5575 0801