Zumbido e doenças neurológicas
Dra Elaine Miwa Watanabe é médica otorrinolaringologista pesquisadora em zumbido no ouvido
O zumbido pode ser causado por doenças neurológicas?
Sim! O zumbido pode ser decorrente de doenças neurológicas. Mas antes de mais nada temos que saber primeiro o que é zumbido: é um som percebido no ouvido ou na cabeça sem se tratar de um som no ambiente. Enquanto que o que causa o zumbido pode sim ser uma doença, o zumbido em si não é uma doença e sim um sintoma.
Como as alterações neurológicas podem provocar zumbido?
Eventualmente algumas alterações neurológicas podem causar zumbido no ouvido. De acordo com a literatura, o cérebro pode manifestar sintomas diferentes dependendo da área afetada. Por outro lado, não são todas as pessoas que têm as condições listadas a seguir vão necessariamente ter zumbido no ouvido ou na cabeça. Por isso, é de extrema importância uma avaliação médica detalhada.
Além do zumbido, que outros sintomas podem aparecer?
Como resultado de uma alteração neurológica, o zumbido pode aparecer isoladamente ou em conjunto com outros sintomas como tontura, dor, alterações visuais e formigamentos podem aparecer.
Quais as alterações neurológicas podem eventualmente provocar zumbido?
- Traumatismo cranioencefálico
- Whiplash
- Esclerose múltipla
- Tumor do ângulo pontocerebelar
- Meningeoma
- Schwannoma
- Enxaqueca
- Conflito neurovascular
- Alça vascular
- Convulsão
- Epilepsia
- Doença de Alzheimer
- Esclerose lateral amiotrófica
- Doença de Parkinson
- Doença de Huntington
- Encefalopatias
- Alterações do sono
Como fazer o diagnóstico?
Certamente, baseado na história clínica e no exame físico, o médico pode solicitar exames complementares para investigar melhor os sintomas apresentados. Então podem ser necessários exames complementares como avaliação sanguínea, exames de imagem tais como tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Eventualmente podem ser fundamentais exames mais específicos como polissonografia e eletroencefalograma.
Exames de imagens precisam de contraste?
De fato, dependendo do caso, talvez se faça necessário o uso de contraste, no caso o contraste iodado para tomografia ou o gadolínio no caso da ressonância. Mas nem todos os casos precisam de contraste, porém, quando necessário, pode ajudar muito no diagnóstico mais preciso. Dessa maneira evita-se os exames falsos negativos. Ou seja, algumas lesões podem deixar de ser vistas pela falta do contraste.
O zumbido pode provocar demência ou Doença de Alzheimer?
Não! Como já dito anteriormente, o zumbido é um sintoma, não se trata de uma doença. Desse modo, o zumbido pode ser consequência de uma doença, e não a causa, que são coisas muito diferentes. Portanto, o zumbido não causará demência, Doença de Alzheimer, nem mesmo nenhum tumor na cabeça.
Bibliografia:
- Zumbido.Oiticica J, Mezzalira R, Cassou R, Bittar R (EE). Thieme Revinter. 2022. 1ª edição.
- Site Tinnitus Iniative Research: Diagnostic Flowchart. Disponível em<https://www.tinnitusresearch.net/index.php/for-clinicians/diagnostic-flowchart> 2023.
- Imagens Pixabay