Dra Elaine Miwa Watanabe

Dra Elaine Miwa Watanabe

Otorrinolaringologista

Zumbido tem tratamento

Aparelho auditivo para zumbido

Dra Elaine Miwa Watanabe é médica otorrinolaringologista pesquisadora em zumbido no ouvido

Aparelho auditivo para o zumbido?

Existe aparelho auditivo para zumbido? Então é verdade que pode melhorar o zumbido no ouvido? Sim, desde que a causa do seu zumbido esteja relacionada à perda auditiva. Isso parece tão óbvio, mas na prática não parece ser tão simples. Em outras palavras, sabemos que existem muitas causas de zumbido.

O que é zumbido?

Primeiramente temos que saber o que é zumbido no ouvido: é um som percebido no ouvido ou na cabeça sem se tratar de um som no ambiente. Enquanto que o que causa o zumbido pode sim ser uma doença, o zumbido em si não é uma doença e sim um sintoma.

Aparelho auditivo serve para todos os tipos de zumbido?

Não! Caso o seu zumbido seja de origem muscular, por exemplo, a pessoa não sentirá nenhuma diferença usando o aparelho auditivo. Por isso a necessidade de uma boa avaliação otorrinolaringológica para saber qual tratamento o paciente se beneficiará mais.

A perda auditiva precisa ser grande para melhorar o zumbido?

Não! Conforme a literatura, perda auditiva grande não significa zumbido “grande” , assim como perda auditiva pequena não significa zumbido “pequeno”.

Por que melhorar a audição pode melhorar o zumbido?

Certamente observamos que o enriquecimento sonoro melhora o zumbido. Por isso que pessoas com zumbido em geral não gostam de ambientes super silenciosos porque isso faz aumentar a percepção do zumbido. Ao mesmo tempo que pessoas com zumbido podem não gostar de locais barulhentos, por outro lado, se for muito silencioso parece que o zumbido está mais forte. Logo, seguindo esse raciocínio, se o aparelho nos ajudar a ouvir melhor, o ambiente deixará de ser tão silencioso diminuindo o incômodo do zumbido.

Como a tecnologia do aparelho auditivo pode ajudar no zumbido?

Conforme as tecnologias vão avançando, existem algumas formas de configurar o aparelho para ajudar a amenizar o incômodo. Nesse sentido, a terapia sonora pode ser ajustada, sendo possível na maioria dos aparelhos auditivos e pode ajudar muito a amenizar o incômodo do zumbido

Quanto tempo de aparelho auditivo preciso usar para melhorar o zumbido?

Em primeiro lugar ele precisa ser usado o dia todo e não somente em alguns eventos como reunião ou ir ao supermercado. Em segundo lugar, as células auditivas precisam de um tempo para se “ajustar” e isso pode levar alguns meses. Portanto, não é com uma semana, nem mesmo um mês é possível que a pessoa sinta melhora do zumbido. Um bom exemplo é quando fazemos um óculos novo, no começo, há um ajuste da visão com o cérebro e aos poucos, vai ocorrendo uma adaptação: isso se chama neuroplasticidade.

Como é o ajuste para quem tem também hipersensibilidade auditiva

Por consequência da hipersensibilidade, algumas pessoas têm baixíssima tolerabilidade a sons. Nesses casos, um ajuste “a conta gotas” e vagaroso geralmente se faz necessário, mas justamente não piorar a hipersensibilidade. Por isso, esse ajuste vai depender  da avaliação do profissional especializado, em geral fonoaudiólogos e ou audiologistas experientes nessas questões. Além disso, o aconselhamento é fundamental, já que se o ajuste for muito delicado, o paciente pode achar que o aparelho é muito “fraco”.

Como escolher o melhor aparelho auditivo?

De tal sorte que cada caso é único, aparelho auditivo não é igual para todo mundo. Isto é, vai depender do tipo da perda, se é uma doença específica do ouvido, como é o dia a dia do paciente, comorbidades e sobretudo, o conforto do paciente.

Tratamento de zumbido é tudo igual?

Definitivamente não! O tratamento de zumbido no ouvido não é o mesmo para todo mundo. Assim como as causas são diferentes, o tratamento também muda de uma pessoa para outra. Mesmo que o zumbido seja igualmente percebido como um chiado por exemplo, não quer dizer as causas sejam as mesmas. Procure o médico otorrinolaringologista que  tenha experiência em tratar zumbido no ouvido.

Bibliografia:

  1. Zumbido.Oiticica J, Mezzalira R, Cassou R, Bittar R (EE).  Thieme Revinter. 2022. 1ª edição.
  2. Site Tinnitus Iniative Research: Diagnostic Flowchart. Disponível em<https://www.tinnitusresearch.net/index.php/for-clinicians/diagnostic-flowchart> 2023.
  3. Imagens Pixabay
Consultório
consutório dra elaine m watanabe