Gingko biloba Funciona para Zumbido?
Dra Elaine Miwa Watanabe é médica otorrinolaringologista pesquisadora em zumbido no ouvido
Gingko biloba Funciona para Zumbido?
Já ouviu falar que Gingko biloba funciona para zumbido no ouvido? Mas será que isso é verdade mesmo? Antes de mais nada, primeiro temos que saber o que é zumbido no ouvido: trata-se de um som percebido no ouvido ou na cabeça sem se tratar de um som no ambiente.Isto é, trata-se de um sintoma, não de uma doença.
O que é Ginkgo biloba ?
De acordo com a literatura, trata-se de extratos de folhas de uma planta chamada Ginkgo biloba usada para fins medicinais há pelo menos 5000 anos na China, onde formam um componente importante da farmacopeia tradicional chinesa. Mas só há algumas décadas os, extratos de Ginkgo biloba têm sido usados em países ocidentais.
Como é no Brasil?
Assim como em outros países, no Brasil é vendido de variadas formas cuja concentração das substâncias ativas podem ser diferentes: comprimidos, chás, folhas secas e suplementos alimentares. Ou seja, mesmo quando em forma de suplementos alimentares não há um padrão reconhecido da sua concentração. Isso só é possível quando se dosa a quantidade do seu extrato chamado EGb 761. Em outras palavras, é igual quando escolhemos um chocolate: quanto maior a porcentagem de cacau, mais “forte” é. Por isso existem preços variados no mercado.
Quais seriam as propriedades dessa planta?
Com efeito de antioxidante e propriedades anti inflamatórias, o extrato de gingko biloba conhecido como EGB 761, teria efeito vaso regulador ajudando no fluxo sanguíneo e ao mesmo tempo uma atividade antiplaquetária no sangue, o que favorece o “afinamento do sangue”.
Quais os efeitos colaterais?
Quanto aos efeitos colaterais, o mais comumente relatado do Ginkgo biloba é um distúrbio gastrointestinal (como por exemplo, dor de estômago, alteração no hábito intestinal). Efeitos adversos sérios são raros, mas incluem problemas de sangramento, risco de hemorragia, interação com medicamentos anticoagulantes e convulsões. Por isso, embora de origem “natural” nunca se automedique.
O que se sabe sobre Gingko biloba e Zumbido no ouvido?
Enquanto os estudos sobre o extrato Egb 761 são padronizados, não existem estudos sobre suplementos ou outras variações com gingko biloba já que em geral não se sabe a concentração específica do Egb 761. Ainda que existam pequenos estudos que possam sugerir uma melhora do zumbido em alguns pacientes, os estudos mais robustos, com um maior número de pessoas, não conseguem comprovar sua eficácia de forma conclusiva.
O que os estudos mundiais recomendam ?
A saber, há ainda incerteza sobre os benefícios e danos do Ginkgo biloba para o tratamento do zumbido quando comparado ao placebo. A recomendação mundial dos estudos é de que se aumentem o número de pesquisas de qualidade para que se realmente possa chegar a uma conclusão.
Tratamento de zumbido é tudo igual?
Claro que não! Pela possibilidade das causas serem múltiplas, cada indivíduo deve ser avaliado caso a caso. Mesmo que o zumbido seja um apito fino igualzinho de uma outra pessoa, as causas não necessariamente são as mesmas e portanto, o tratamento também não.
Bibliografia:
- Zumbido.Oiticica J, Mezzalira R, Cassou R, Bittar R (EE). Thieme Revinter. 2022. 1ª edição.
- Sereda M, Xia J, Scutt P, Hilton MP, El Refaie A, Hoare DJ. Ginkgo biloba for tinnitus. Cochrane Database Syst Rev. 2022;11(11):CD013514. Published 2022 Nov 16. doi:10.1002/14651858.CD013514.pub2
- Imagens Pixabay