Zumbido com audiometria normal
Dra Elaine Miwa Watanabe é médica otorrinolaringologista pesquisadora em zumbido no ouvido
Você tem zumbido e sua audiometria está normal?
Sim! Isso é possível! Conforme a literatura e vemos isso na prática, nem todas as pessoas têm zumbido por algum problema no ouvido.
O que é zumbido?
Primeiramente precisamos definir o que é zumbido: é a sensação de um barulho percebido dentro do ouvido ou na cabeça, ou seja, não se trata de um barulho do ambiente. Enquanto que o que causa o zumbido pode sim ser uma doença, o zumbido em si não é uma doença e sim um sintoma.
O que é audiometria ?
A audiometria é um exame que verifica vários parâmetros no ouvido. Enquanto a audiometria tonal verifica se estamos escutando todos os “tons” direitinho, a audiometria vocal checa a percentagem de palavras simples que reconhecemos durante o exame. Por outro lado, a imitanciometria verifica o funcionamento da membrana timpânica, igualmente importante para saúde da nossa audição. Assim por meio de outros testes conseguimos verificar alguns reflexos que sugerem uma saúde da parte neural da audição.
Minha audiometria está normal, então a causa do zumbido não é auditiva?
Embora a audiometria normal seja resultado de um bom funcionamento auditivo, ainda assim é necessário investigar a fundo a via auditiva. Isso porque a audiometria convencional faz o exame entre 250 Hz e 8000 Hz. Mesmo que essas frequências estejam com resultados dentro do padrão de normalidade, sabemos que o zumbido pode ser tão agudo, a ponto de estar além da frequência do exame, ou seja, acima de 8000 Hz. Nesse caso, estaria indicado o exame de audiometria de altas frequências.
Audiometria está normal, mas há diferença entre ouvido direito e esquerdo?
Mesmo que a audiometria esteja dentro dos limiares normais, ainda assim pode ocorrer diferenças entre ouvido direito e esquerdo. Por mais que essas diferenças sejam pequenas, nosso cérebro é tão maravilhoso que ele consegue achar “estranho” e isso também pode gerar zumbido. Nesse caso, um outro exame que poderia confirmar essa alteração é o exame de otoemissões acústicas.
Então nem todo zumbido tem causa auditiva?
Verdade! O zumbido pode ser um sintoma irradiado de outro lugar. Com toda certeza, já deve ter ouvido falar que formigamento na mão ou dor no braço pode ser o sintoma de uma pessoa que está infartando. Pois bem, trata-se de um sintoma irradiado. Isso também pode ocorrer com o zumbido. Desse modo, é fundamental a avaliação de um otorrinolaringologista para tentar diagnosticar a causa e fazer o tratamento especializado. Em outras palavras, zumbido tem tratamento! Clique aqui para saber mais sobre causas de zumbido
O que devo fazer então?
Portanto, mesmo que o exame de audiometria esteja normal, isso não significa necessariamente que não há nada no ouvido em si. Se acaso houver dúvidas, procure o otorrinolaringologista para certificar-se de que está tudo bem e prosseguir com a investigação diagnóstica.
Tratamento de zumbido é tudo igual?
O tratamento de zumbido no ouvido não é o mesmo para todo mundo. Assim como as causas são diferentes, o tratamento também muda de uma pessoa para outra. Mesmo que o zumbido seja igualmente percebido como um chiado por exemplo, não quer dizer as causas sejam as mesmas. Procure o otorrinolaringologista.
Bibliografia:
- Zumbido.Oiticica J, Mezzalira R, Cassou R, Bittar R (EE). Thieme Revinter. 2022. 1ª edição.
- Site Tinnitus Iniative Research: Diagnostic Flowchart. Disponível em<https://www.tinnitusresearch.net/index.php/for-clinicians/diagnostic-flowchart> 2023.
- Imagens Pixabay