Dra Elaine Miwa Watanabe

Dra Elaine Miwa Watanabe

Otorrinolaringologista

Zumbido tem tratamento

Por que o tratamento de zumbido no ouvido não é tudo igual?

Dra Elaine Miwa Watanabe é médica otorrinolaringologista pesquisadora em zumbido no ouvido

Por que o tratamento de zumbido no ouvido não é tudo igual? Antes de mais nada, precisamos definir o que é zumbido. Afinal, o que é esse som que ouvimos e pode ser tão perturbador? A saber, o zumbido é um sintoma, e não de uma doença. Ou seja, é um som percebido no ouvido ou na cabeça, sem se tratar de um som vindo do ambiente. Por isso, mesmo em ambientes silenciosos ele é percebido com mais nitidez ainda.

Existem vários tipos de zumbido?

Certamente existe uma infinidade de tipos de zumbido, que são sons ouvidos pelo paciente ,como por exemplo: chiado, apito, trovão, metais batendo, fio elétrico desencapado, som de tv mal sintonizada, onda do mar, cigarras cantando, abelhas zunindo, mosquitinho voando, som do coração batendo, asa de borboleta voando, som do silêncio, rajada de vento, entre outros.

Existem várias causas de zumbido?

De fato, o zumbido pode ter uma ou mais causas. Por isso, é fundamental uma investigação diagnóstica médica para analisar cada caso. Contudo, sabemos que mesmo que um zumbido seja idêntico ao de uma outra pessoa, as causas não são necessariamente as mesmas. A título de exemplo, as causas podem ser desde trauma acústico, cera no ouvido, problemas de mordida, perda auditiva, síndrome de Menière, otite, uso de medicamentos, enfim, uma série de causas completamente diferentes.

Como tratar zumbido ?

A princípio, se há várias causas de zumbido e ele pode ter também mais de uma causa, existem necessariamente várias possibilidades de tratamento. Além disso, uma mesma pessoa pode ter também mais de um tipo de zumbido, o que aumenta ainda mais as possibilidades de tratamentos combinados.

Causas Comuns do Zumbido no Ouvido

De fato, a identificação da causa subjacente do zumbido é fundamental para o tratamento adequado. Assim sendo, diversos fatores podem contribuir para o surgimento do zumbido no ouvido esquerdo:

  • Exposição a Ruídos Altos: Danos às células sensoriais do ouvido interno causados por ruídos altos. Saiba mais
  • Perda Auditiva : Lesão das células do ouvido interno.
  • Infecções do Ouvido: Otite média ou outras infecções podem causar zumbido temporário.
  • Doenças da Articulação Temporomandibular (ATM): Problemas na ATM podem afetar a audição e causar zumbido. Saiba mais
  • Lesões na Cabeça ou Pescoço: Traumas podem causar zumbidos diferentes entre lado direito e esquerdo.
  • Problemas Circulatórios: Doenças vasculares podem afetar o fluxo sanguíneo para o ouvido interno.
  • Medicamentos: Alguns medicamentos podem ter o zumbido como efeito colateral. Saiba mais
  • Condições Neurológicas: Esclerose múltipla, tumores cerebrais ou outras condições neurológicas podem causar zumbido. Saiba mais
  • Fatores Emocionais: Estresse, ansiedade e depressão podem agravar o zumbido. Saiba mais

Se há várias causas de zumbido, por qual tratamento começar?

Sem dúvida, se houver várias causas de zumbido, é possível que uma das causas seja predominante e essa sim será a prioridade no tratamento do zumbido. Dessa forma, por mais que você corte o café ou deixe de comer doces e chocolates, ainda assim pode ser que o zumbido não melhore nada. Assim, é fácil concluir que não tem como o tratamento do zumbido ser igual para todo mundo. Portanto, entender a causa ou as causas do seu zumbido, com certeza é o primeiro passo em direção ao alívio.

Por que meu zumbido não melhora?

Se existir mais de uma causa de zumbido e você estiver focando em uma causa pouco predominante, talvez essa seja a explicação do seu zumbido não melhorar. Claro que existem causas que o tratamento seja de longo prazo. Para exemplificar, fatores emocionais podem ser causa de zumbido e ao mesmo tempo piorar o seu incômodo. Dessa maneira, se a saúde emocional não estiver em dia, é possível que isso lentifique a evolução do tratamento e nem todos enxergam essa possibilidade. No entanto, esse tipo de tratamento leva tempo, paciência e mudanças nos nossos hábitos. E quem disse que é fácil?

Procure ajuda médica

Atualmente, os conceitos de tratamento para zumbido no ouvido estão mudando a cada dia. Inicialmente, meu conselho é: procure saber a causa ou as causas. A partir daí é possível prosseguir com o tratamento seja por meio de remédio ou outro. E lembre-se, se o seu tratamento não estiver melhorando, talvez você não esteja focando na causa predominante ou talvez tenha que fazer mais de um tratamento simultaneamente. Ao mesmo tempo, cada patologia tem seu tempo de tratamento, algumas têm respostas mais rápidas e outras nem tanto, então fique atento!

Referências:

  1. Grossan M, Peterson DC. Tinnitus. [Updated 2023 Mar 20]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2025.
  2. Etiologia. Watanabe E, Mezzalira R. In: Oiticica J, Mezzalira R, Cassou R, Bittar R (EE). Zumbido. Thieme Revinter. 2022. 1ª edição. p51-57.
  3. Imagem Pixabay
Consultório
consutório dra elaine m watanabe