Dra Elaine Miwa Watanabe

Dra Elaine Miwa Watanabe

Otorrinolaringologista

Zumbido tem tratamento

Seu zumbido muda conforme o dia?

Dra Elaine Miwa Watanabe é médica otorrinolaringologista pesquisadora em zumbido no ouvido

Seu zumbido muda conforme o dia? O que pode ser? A princípio, os mais comuns são chiado ou apito. Mas existem inúmeros tipos de zumbido: barulho de panela de pressão, cigarras cantando, motor de geladeira, rádio fora de sintonia, abelhas zunindo, metal batendo, ondas do mar e muitos outros. Ou seja, existe uma infinidade de sons que cada pessoa pode interpretar de uma forma diferente. Além desses, existem também os pulsáteis como o de asa de borboleta, como sensação de algum inseto batendo asa ou mesmo acompanhando o ritmo do coração. Além disso, podem mudar sim!

O seu zumbido muda ao longo do dia?

De fato, o zumbido pode ser contínuo ou mudar ao longo do dia: o volume pode ficar mais alto ou mais baixo em determinados horários. Entretanto, em ambientes silenciosos ou à noite, é mais comum de se perceber o zumbido. Eventualmente um zumbido pode ser mais alto pela manhã, sendo que as principais causas dessa piora podem ser bruxismo, síndrome da apneia obstrutiva do sono e alterações do metabolismo do açúcar, já que pela manhã, os índices glicêmicos podem estar mais baixos. Outros motivos como café, jejum, bebida alcoólica também podem interferir.

O zumbido piora ao deitar ?

Especialmente em ambientes silenciosos o zumbido pode parecer mais alto, exatamente pela falta de outros ruídos no ambiente, como dito anteriormente. Mas além disso, ao deitar, o zumbido pode mudar de acordo com a postura, como por exemplo, problemas na coluna cervical também podem gerar zumbido. Saiba mais

A Ligação Entre o Pescoço e o Zumbido

Surpreendentemente, o núcleo coclear, localizado no tronco cerebral e fundamental para a audição, tem uma relação próxima com os nervos cervicais. Esses nervos, por sua vez, formam o plexo cervical, que transmite informações sensoriais importantes para o cérebro. Portanto, durante traumas como o whiplash, o plexo cervical pode ser traumatizado. Esse “estresse” na comunicação sensorial pode levar à hiperatividade do núcleo coclear, resultando no zumbido. Saiba mais

O zumbido pode mudar de lado?

Sim! Assim como o zumbido que ocorre por problemas irradiados de articulação temporomandibular ou cervical  podem oscilar volume, pode também mudar de lado dependendo dos esforços realizados ao longo do dia: carregar peso, exercícios físicos, para que lado dormimos, como sentamos frente ao computador, entre outros.

E quando tem vários tipos de zumbido ao mesmo tempo?

Visto que o zumbido possa mudar de lado, mudar de volume, é possível mudar de som e também ter vários sons diferentes de zumbido ao mesmo tempo.

O zumbido que muda é mais grave? O que fazer?

Decerto, todo e qualquer zumbido que é unilateral ou só se apresenta de um lado é necessário uma investigação médica, mas não quer dizer que é mais grave ou menos grave.. Assim, descobrir a causa é o primeiro passo para ir em direção a um tratamento mais assertivo em relação ao zumbido. Portanto, é essencial a avaliação médica para não atrasar o diagnóstico correto. Geralmente, o profissional mais procurado é o médico otorrinolaringologista.

Referências:

  1. Kortebein S, Gu S, Dai K, et al. MRI Screening in Vestibular Schwannoma: A Deep Learning-based Analysis of Clinical and Audiometric Data. Otol Neurotol Open. 2023;3(1):e028. Published 2023 Mar 9. 
  2. Site Tinnitus Iniative Research: Diagnostic Flowchart
  3. Imagens Pexels
Consultório
consutório dra elaine m watanabe