Dra Elaine Miwa Watanabe

Dra Elaine Miwa Watanabe

Otorrinolaringologista

Zumbido tem tratamento

Zumbido no Ouvido piora com stress?

Dra Elaine Miwa Watanabe é médica otorrinolaringologista pesquisadora em zumbido no ouvido

Zumbido no ouvido piora com stress? De fato, é muito comum a queixa de que o zumbido aumenta muito quando se está estressado. Similarmente ao que acontece com outras queixas como dor de cabeça, insônia, tremores, queda de cabelo, mudança do peso (para cima ou para baixo), o zumbido pode vir junto.

E o que seria estresse?

Certamente, o estresse é uma forma do nosso corpo reagir contra situações de ameaça ou perigo e isso gera uma série de manifestações do nosso corpo. Quimicamente falando, o nosso corpo responde a essas situações ativando nosso sistema adrenérgico, que tem como neurotransmissor principal a adrenalina. Consequentemente, uma vez ativado, ficamos mais alerta, o que explicaria a dificuldade de termos um bom sono.

Quais as consequências de um sono ruim?

Com toda a certeza, se não dormimos bem, nada descansa e como resultado disso, a memória, o raciocínio, o humor, o metabolismo, a musculatura, tudo acaba ficando deficiente. Portanto, é fácil entender que se o sono for agitado ou não reparador, algumas pessoas que sofrem de apertamento ou bruxismo, podem piorar ainda em situações de stress. Por outro lado, sabemos que o zumbido pode ter como causa problemas de mordida e articulação temporomandibular. Saiba mais sobre zumbido e articulação temporomandibular aqui

Alterações do metabolismo e estresse

Enquanto o estresse interfere na produção adequada de alguns hormônios, ao interferir no sono pode prejudicar mais ainda a função de sistemas reguladores como a do apetite. Em outras palavras, isso significa que se o apetite estiver descontrolado e hormônios como insulina também, será grande a chance das taxas de glicemia aumentarem. Por consequência, sabemos que  o açúcar é ototóxico e ao lesar o sistema auditivo, teremos então zumbido ! Saiba mais sobre zumbido e o açúcar

Estresse e tremores

A saber, a descarga adrenérgica pode ter efeitos na nossa musculatura causando tremores. De tal forma que esses tremores podem causar movimentos involuntários dos músculos, como aqueles tremores que ocorrem na pálpebra, conhecem? De forma idêntica esses tremores podem ocorrer no músculo dentro do ouvido, causando o zumbido “tipo asa de borboleta” e a Síndrome Tônica do Tensor do Tímpano.

Zumbido tem tratamento

Finalmente, viram quantas consequências o estresse pode causar? Isso porque estamos falando só de zumbido…Por isso, investigue primeiramente a causa do zumbido no ouvido com o médico. Até porque saber a causa, é o início da jornada em direção à melhora desse sintoma tão incômodo.

Bibliografia:

  1. Site Tinnitus Iniative Research: Diagnostic Flowchart. Disponível em<https://www.tinnitusresearch.net/index.php/for-clinicians/diagnostic-flowchart> 2023.
  2. Imagens Pixabay
Consultório
consutório dra elaine m watanabe