Dra Elaine Miwa Watanabe

Dra Elaine Miwa Watanabe

Otorrinolaringologista

Zumbido tem tratamento

Zumbido no ouvido horroroso, o que pode ser?

Dra Elaine Miwa Watanabe é médica otorrinolaringologista pesquisadora em zumbido no ouvido

Zumbido no ouvido horroroso, o que pode ser? Primeiramente temos que saber o que é zumbido no ouvido: trata-se de um som percebido no ouvido ou na cabeça sem se tratar de um som no ambiente.Isto é, trata-se de um sintoma, não de uma doença.

Quais são as causas do zumbido?

Por se tratar de um sintoma e não uma doença, o zumbido pode ter inúmeras causas. Desde cera no ouvido, infecção, perda auditiva, uso de alguns medicamentos, problemas relacionados ao sono, mordida, cervical…entre muitos outros. Saiba mais sobre as causas do zumbido.

Quanto mais horrível o zumbido, mais grave é a causa?

Ainda que o zumbido traga a sensação mais horrorosa e apavorante possível, isso não significa que o zumbido tenha uma causa mais grave ou incurável. Por isso, é fundamental uma avaliação médica cuidadosa para saber quais são as causas e o que fazer.

Como saber se é horroroso?

De fato, o próprio relato do paciente já diz ao profissional de saúde o quanto o zumbido é incômodo e atrapalha no dia a dia. Mas existem algumas formas mais objetivas de “medir” o grau de perturbação. Só para ilustrar, existe uma escala, a EVA, que é a Escala Visual Analógica, em que a pessoa pode pontuar o incômodo do zumbido de 0 a 10: classificado como leve (1 a 3 pontos), moderado (4 a 7) ou severo (8 a 10). Além disso, existem questionários que também podem ajudar o profissional de saúde que trabalha com zumbido. 

O que é THI para o zumbido? Tinnitus Handicap Inventory

Do mesmo modo que a Escala Visual Analógica, o THI que é o Tinnitus Handicap Inventory, ajuda o profissional de saúde a entender o grau de incômodo. Entretanto, trata-se de um questionário com várias perguntas cujas respostas são sim, não e talvez, que pontuam de 0 a 100. Atualmente, vários profissionais de saúde que trabalham com o zumbido, usam esse questionário no mundo todo. Então,isso contribui para uso em pesquisas, já que acaba sendo um padrão usado em vários países. Por outro lado existem outras escalas mas essa é uma das mais conhecidas no mundo e com validação para a nossa língua.

O que fazer quando o zumbido está horrível?

A princípio, entender a causa ou as causas do seu zumbido, é o primeiro passo em direção ao alívio:

  • procure perceber o que piora ou melhora o zumbido
  • não se automedique, isso pode atrasar o diagnóstico e até mascarar algumas doenças
  • procure ajuda médica para focar nos tratamentos mais assertivos e não ficar perdido entre tantas informações
  • fique atento ao emocional: questões como ansiedade e depressão podem causar zumbido e se não tratadas, pioram muito mais o incômodo

Zumbido tem tratamento!

Embora existam várias intervenções para tratar o zumbido, talvez esses artigos te interessem:

Tratamento para zumbido no ouvido

7 Causas Raras de Zumbido no Ouvido

Bibliografia:

  1. Questionários utilizados em pacientes com zumbido. Watanabe E, Oiticica, J. In: Oiticica J, Mezzalira R, Cassou R, Bittar R (EE). Zumbido. Thieme Revinter. 2022
  2. Site Tinnitus Iniative Research: Diagnostic Flowchart. Disponível em<https://www.tinnitusresearch.net/index.php/for-clinicians/diagnostic-flowchart> 2023.
  3. Imagens Pixabay
Consultório
consutório dra elaine m watanabe