
Zumbido no Ouvido: Quando devo me preocupar
Dra Elaine Miwa Watanabe é médica otorrinolaringologista pesquisadora em zumbido no ouvido
Zumbido no ouvido: quando devo me preocupar? Antes de responder a essa pergunta, precisamos definir o que é zumbido: no ouvido ou na cabeça. A saber, trata-se de um som percebido no ouvido ou na cabeça que não vem do ambiente. Certamente, esse som pode se apresentar de variadas formas: chiado, apito, panela de pressão, motor de geladeira, som metálico, pulsação, entre outros, e pode também ser bilateral ou aparecer em apenas um lado da cabeça ou ouvido.
É verdade que zumbido não é uma doença?
Apesar de ser frequentemente confundido com uma, o zumbido não é uma doença, e sim um sintoma. Assim como febre, dor de cabeça, sede, são todos sintomas. Ou seja, são como “avisos” que o nosso corpo dá para tentar alertar de que alguma coisa está “diferente”. Portanto, algumas doenças é que podem causar zumbido.
Quando devo procurar ajuda?
Conforme explicado anteriormente, pelo fato do zumbido ser um sintoma, várias doenças podem causar zumbido. Por isso, sem uma avaliação médica detalhada, não é possível dizer se a causa do seu zumbido é simples ou grave.
Alguns sinais de alerta
Mas alguns sinais podem servir de alerta: tem tontura ou desequilíbrio, alteração visual, a audição piorou, parece tampado ou surdo, tem alguma dor (no ouvido, cabeça ou pescoço), o sono está ruim, o zumbido apareceu “do nada”,tem palpitação, tem alterações de memória ou concentração,tem se sentido irritado, ansioso ou deprimido ou o zumbido é unilateral? Se respondeu sim a uma ou mais dessas questões, procure um médico.
Esse informe não substitui a consulta médica
Claro que essas perguntas não substituem de forma alguma uma consulta médica, mas podem nos sinalizar que talvez alguma coisa esteja causando seu zumbido.Portanto, procure o médico especialista otorrinolaringologista para descobrir a causa ou as causas do seu zumbido.
Tratamento de zumbido é tudo igual?
Certamente, o tratamento de zumbido no ouvido não é o mesmo para todo mundo. Assim como as causas são diferentes, o tratamento também muda de uma pessoa para outra. Mesmo que o zumbido seja igualmente percebido como um chiado, por exemplo, não quer dizer as causas sejam as mesmas. Dessa forma, não se automedique, cuidado, tratamentos sem saber a causa podem atrasar o correto diagnóstico.
Bibliografia:
- Site Tinnitus Iniative Research: Diagnostic Flowchart.
- Imagens Pixabay