
Zumbido e Tireoide: Têm Relação?
Dra Elaine Miwa Watanabe é médica otorrinolaringologista pesquisadora em zumbido no ouvido
Zumbido e Tireoide: Têm Relação?
Zumbido no ouvido e tireoide: têm relação? De fato, você já se perguntou se o zumbido no ouvido pode ter alguma relação com a sua tireoide? Essa é uma dúvida comum, e a resposta pode surpreender você. Já que estudos recentes mostram que há uma possível ligação entre problemas de tireoide, como hipertireoidismo e hipotireoidismo, e o desenvolvimento de zumbido no ouvido ou na cabeça.
O Que É Zumbido?
Antes de mais nada, temos que saber o que é zumbido no ouvido: é um som que pode aparecer no ouvido ou na cabeça sem se tratar de um som no ambiente. Enquanto que o que causa o zumbido pode sim ser uma doença, o zumbido em si não é uma doença e sim um sintoma.
Hipertireoidismo e Zumbido
Embora com menos estudos relacionados que o hipo, o hipertireoidismo pode aumentar o risco para o aparecimento de zumbido no ouvido. Visto que trata-se de uma doença da glândula tireoide que faz com que ocorra uma produção excessiva de hormônios tireoidianos. De fato, as pesquisas indicam que pacientes com hipertireoidismo são mais propensos a desenvolver zumbidos em comparação com pessoas sem essa condição. Além disso, se o hipertireoidismo vir junto com queixas de vertigem, insônia, ansiedade ou perda auditiva, o risco de zumbido pode ser ainda maior.
Como O Zumbido Pode Aparecer?
Ainda que existam várias hipóteses para o aparecimento do zumbido, há evidências de estudos experimentais anteriores que revelam interação próxima entre o sistema nervoso autônomo, o fluxo sanguíneo da orelha interna e a função coclear. Mas ainda mais estudos são necessários para se saber exatamente qual ou quais mecanismos levam ao zumbido após uma crise de tireotoxicose. Isto é, o que leva ao quadro sindrômico de aumento importante do hormônio da tireoide e sua associação com o zumbido.
Hipotireoidismo e Zumbido
Já o hipotireoidismo, que envolve a produção insuficiente de hormônios tireoidianos, também tem relação com o zumbido. Embora a causa exata dessa relação também ainda seja debatida, uma das teorias envolve o efeito da tireoide no sistema nervoso central e no fluxo sanguíneo coclear. Assim como no hipertireoidismo, a presença de outras condições como vertigem, perda auditiva e insônia pode aumentar o risco de zumbido em pacientes com hipotireoidismo.
O Que Isso Significa Para Você?
Portanto, se você sofre de zumbido e tem problemas de tireoide, é importante conversar com seu médico. Certamente, o zumbido pode ser um sintoma a ser monitorado, especialmente nos primeiros anos após o diagnóstico de hipertireoidismo ou hipotireoidismo.
Tratamento para zumbido não é o mesmo para todos
Certamente, mesmo que o seu zumbido seja idêntico a de uma outra pessoa, as causas podem ser diferentes. Portanto, o tratamento também não será o mesmo e sim individualizado, de acordo com o estilo de vida e as comorbidades de cada um. Saiba que entender a causa é o primeiro passo em direção ao alívio desse sintoma tão incômodo.
Referências:
- Wang TC, Chiu CJ, Chen PC, et al. Increased Incidence of Tinnitus Following a Hyperthyroidism Diagnosis: A Population-Based Longitudinal Study. Front Endocrinol (Lausanne). 2021;12:741719.
Hsu A, Tsou YA, Wang TC, Chang WD, Lin CL, Tyler RS. Hypothyroidism and related comorbidities on the risks of developing tinnitus. Sci Rep. 2022 Mar 1;12(1):3401.