Zumbido e doença autoimune
Dra Elaine Miwa Watanabe é médica otorrinolaringologista pesquisadora em zumbido no ouvido
Uma doença autoimune pode causar zumbido?
Sim! Embora raro, o zumbido pode ser decorrente de alguma doença autoimune. Mas antes de mais nada, inicialmente vamos definir o que é zumbido no ouvido: é a percepção de um som no ouvido ou na cabeça que não é percebido no ambiente.
O que é doença autoimune?
Certamente você já deve ter ouvido falar em doença autoimune. Como resultado de uma alteração imunológica, basicamente são doenças que acabam “atacando” os tecidos saudáveis, reconhecendo-os como se eles fossem doentes.
Como a doença autoimune pode provocar zumbido?
Primordialmente é importante saber que uma pessoa portadora de uma doença autoimune não quer necessariamente dizer que essa pessoa terá zumbido. Mas existem algumas particularidades entre elas que quando ocorrem podem gerar esse incômodo. Em outras palavras, as doenças autoimunes quando sobretudo desenvolvem vasculites em algumas regiões do sistema auditivo. Portanto, estas ficam mais propensas a causar distorções de informações neurais e consequentemente zumbido.
Quais doenças autoimunes podem ter relação com o zumbido?
- Lúpus eritematoso sistêmico
- Síndrome de Cogan
- Sarcoidose
- Artrite reumatóide
- Síndrome antifosfolípide
- Poliarterite nodosa
- Doença de Behçet
- Arterite de Takayasu
- Policondrite recidivante
- Granulomatose de Wegener
- Síndrome de Susac
- Síndrome de Sjogrein
- Miastenia gravis
- Arterite de células gigantes
- Doença de Vogt-Koyonagi-Harada
- Colite ulcerativa e outras
Além do zumbido, que outros sintomas podem aparecer?
Como resultado da doença autoimune, o zumbido pode aparecer isoladamente ou em conjunto com outros sintomas como manchas na pele, vasculites, alterações visuais, dores pelo corpo ou articulares, fraqueza, alterações do hábito intestinal, tontura, alterações visuais e formigamentos podem aparecer.
Como fazer o diagnóstico de doença autoimune?
Certamente, baseado na história clínica e no exame físico, o médico pode solicitar exames complementares para investigar melhor os sintomas apresentados. Então podem ser necessários exames complementares como avaliação sanguínea, exames de imagem tais como tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
Como avaliar o zumbido?
De fato, além dos exames voltados para doença autoimune, é possível correlacionar com exames audiológicos. Sem dúvida, a história, o exame físico, a audiometria e os exames eletrofisiológicos podem ajudar a verificar a saúde auditiva.
Por que é difícil diagnosticar a doença autoimune?
Em primeiro lugar é fundamental reconhecer e fazer o diagnóstico corretamente para ver quais as melhores alternativas já que doenças autoimunes levam à cronicidade. Por outro lado, pelo fato dos sintomas muitas vezes serem inespecíficos, como fraqueza e mal estar, o diagnóstico correto pode demorar a aparecer.De qualquer forma, a avaliação médica é fundamental para o paciente receber o melhor tratamento.
Bibliografia:
- Zumbido.Oiticica J, Mezzalira R, Cassou R, Bittar R (EE). Thieme Revinter. 2022. 1ª edição.
- Site Tinnitus Iniative Research: Diagnostic Flowchart. Disponível em<https://www.tinnitusresearch.net/index.php/for-clinicians/diagnostic-flowchart> 2023.
- Imagens Pixabay