
Terapia sonora para zumbido
Dra Elaine Miwa Watanabe é médica otorrinolaringologista pesquisadora em zumbido no ouvido
O que é Terapia sonora para zumbido no ouvido?
Você sabia que existe a terapia sonora para zumbido no ouvido? Sim, existem alguns sons utilizados para melhorar o desconforto que o zumbido é capaz de trazer. Mas inicialmente vamos definir o que é zumbido no ouvido primeiro: é a percepção de um som no ouvido ou na cabeça que não é percebido no ambiente. Então, como se trata de um sintoma e não de uma doença, a avaliação de um médico otorrinolaringologista é fundamental para fazermos primeiro o diagnóstico.
A Terapia sonora trata qualquer tipo de zumbido?
Embora para iniciar o tratamento seja preciso saber a causa, a terapia sonora pode ser utilizada para amenizar o desconforto que é esse sintoma tão desafiador. Por outro lado, se a causa não for tratada, é possível que a terapia sonora não seja suficiente no sentido de eliminar o zumbido no ouvido.
O que é Terapia sonora ?
Ao mesmo tempo que existem alguns sons que nos relaxam, além de mascarar o zumbido, os sons podem ajudar a melhorar a sua percepção. Assim sendo, se você colocar um som relaxante, principalmente os sons da natureza (tais como onda do mar, cachoeira,etc.), isso pode ajudar na melhora do zumbido.
Como é a Terapia sonora?
A grosso modo, se esse som da natureza ou ruído branco estiver num volume mais alto que o zumbido, ele simplesmente vai só mascará-lo. Ou seja, dessa forma não terá efeito de terapia. Mas se você colocar esse som um pouco mais baixo que o seu zumbido, isso seria uma forma de ensinar o seu cérebro a focar num outro som, que não o zumbido. Assim, da mesma forma como quando você está focado em alguma atividade a sua percepção do zumbido diminui, o mesmo pode ocorrer com a terapia sonora com o passar do tempo.
Quais são os sons da Terapia sonora?
Enquanto que para mascarar o zumbido no ouvido qualquer som confortável para a pessoa seja suficiente, para a terapia sonora existem alguns sons mais específicos como os relacionados à natureza, sons binaurais, sons fractais, ruído branco ou “white noise”, ruído rosa ou “pink noise”.
Dicas da Terapia sonora
Acaso seja necessário o uso de aparelho auditivo, atualmente a maioria deles tem um gerador de som e fazer a terapia sonora. Por outro lado, se você não tiver perda auditiva, também não é necessário comprar um aparelho auditivo com esse objetivo. Afinal, hoje existem inúmeros aplicativos que você mesmo pode escolher gratuitamente e instalar no seu smartphone para fazer a terapia sonora.
Terapia sonora e Terapia cognitiva comportamental
Embora sejam tratamentos diferentes, eles podem ser complementares. A saber a Terapia cognitiva comportamental pode também ser uma estratégia para ressignificar o zumbido e até mesmo no tratamento de hipersensibilidades auditivas, como a misofonia. Ambos podem melhorar o incômodo do zumbido e a qualidade de vida. Mas não se esqueça, se houver outras comorbidades a serem tratadas, essas estratégias podem não ser suficientes para melhorar o zumbido no ouvido.
Bibliografia:
- Zumbido.Oiticica J, Mezzalira R, Cassou R, Bittar R (EE). Thieme Revinter. 2022. 1ª edição.
- Site Tinnitus Iniative Research: Diagnostic Flowchart. Disponível em<https://www.tinnitusresearch.net/index.php/for-clinicians/diagnostic-flowchart> 2023.
- Imagem Pexels