Remédios que causam zumbido no ouvido
Dra Elaine Miwa Watanabe é médica otorrinolaringologista pesquisadora em zumbido no ouvido
Existem remédios que causam zumbido no ouvido?
Sim! Tal qual vimos anteriormente, existem muitas causas de zumbido. Inesperadamente algumas classes medicamentosas podem ser ototóxicas. isso significa que nesse meio tempo, conforme o uso, podem provocar perda auditiva e ou zumbido no ouvido. Porém, nem todas as pessoas que tomam tais medicações necessariamente apresentam zumbido. Portanto, é muito importante conversar com o seu médico.
Ao parar de tomar o remédio, o zumbido some?
Quando o zumbido está relacionado a determinadas medicações, é possível que ele desapareça quando interrompemos seu uso. Ao passo que se isso não ocorrer, pode ser que tenha ocorrido o que chamamos de ototoxicidade e causado alguma lesão. Sem dúvida o médico especialista deve ser consultado para investigar a causa. Nesse sentido, quanto antes for feito o diagnóstico, esse processo de ototoxicidade pode ser reversível ou minimizado.
Ototoxicidade e zumbido
Primeiramente o que é ototoxicidade? Certamente, remédios ototóxicos são substâncias potencialmente lesivas para as nossas células auditivas, e portanto podem provocar zumbido no ouvido. Por mais que a medicação seja considerada ototóxica, que fique claro, nem todas as medicações dessas determinadas classes vão provocar necessariamente zumbido no ouvido. É como aquela lista imensa dos efeitos colaterais, nem todo mundo vai ter tudo o que está descrito em bula.
Quais medicamentos podem causar zumbido?
Dessa forma listamos algumas classes medicamentosas: antagonistas não seletivos do receptor beta adrenérgico, alguns antibióticos, antineoplásicos, anti-inflamatórios, antidepressivos, antivirais, beta bloqueadores, bifosfonatos, diuréticos de alça, antiparasitários, inibidores de enzima conversora da angiotensina, anticoncepcionais e tadalafila.
Não se automedique
Seja como for, procure um médico especialista porque a origem do zumbido pode confundir o paciente. Exemplo disso foi em relação às infecções virais. Enquanto que é realmente possível que uma virose possa provocar uma lesão auditiva e consequentemente zumbido, é possível também que os remédios utilizados é que talvez possam ter provocado o zumbido e não a infecção em si. Por isso, é fundamental a avaliação médica para eliminar os fatores “confundidores”.
Se eu parar o remédio que deu zumbido, ele some?
Segundo os especialistas, o fato do zumbido ter começado usando uma determinada medicação, não necessariamente quer dizer que vai sumir parando simplesmente de tomá-la. Isso porque caso tenha ocorrido alguma lesão auditiva ela pode ou não ser reversível.
Outras substâncias que podem dar zumbido no ouvido
Desde já sabemos que o uso de algumas substâncias são ototóxicas. Em vista disso, podem desenvolver o zumbido no ouvido. Além do mais, a descontinuidade brusca de alguns medicamentos como os antidepressivos também poderia ser uma das causas. Ocasionalmente é percebida rapidamente pelo próprio paciente. Assim como uso de drogas e abuso de algumas substâncias tais como: componentes do cigarro (nicotina, cianeto de hidrogênio, tolueno, estireno),álcool e abuso de cafeína.
Bibliografia:
- Zumbido.Oiticica J, Mezzalira R, Cassou R, Bittar R (EE). Thieme Revinter. 2022. 1ª edição.
- Site Tinnitus Iniative Research: Diagnostic Flowchart. Disponível em<https://www.tinnitusresearch.net/index.php/for-clinicians/diagnostic-flowchart> 2023.
- Imagens Pexels