Dra Elaine Miwa Watanabe

Otite e zumbido, qual a relação?

Dra Elaine Miwa Watanabe é médica otorrinolaringologista pesquisadora em zumbido no ouvido

Afinal, otite e zumbido têm relação ?

Sim, você sabia que um zumbido pode aparecer sim após uma otite! Eventualmente isso pode acontecer, como veremos a seguir, embora não seja uma condição obrigatória. 

Quais são os sintomas da otite?

Assim como qualquer infecção de ouvido, além de dor, pode causar outros sintomas como sensação de ouvido tampado, presença de secreção clara ou amarelada, mau cheiro e zumbido.

Qual a diferença entre otite externa e média?

Apesar das duas darem sintomas parecidos como as descritas acima, existem algumas diferenças. Enquanto que a otite externa se refere a uma infecção do conduto auditivo causada mais no verão pós mergulhos, praia, piscina; a otite média é relacionada ao catarro nasal de uma gripe ou sinusite, que acabou afetando essa região por contiguidade.

Por que o zumbido pode aparecer após otite?

Embora alguns antibióticos e antiinflamatórios sejam ototóxicos, o principal mecanismo de zumbido numa otite é a distorção sonora provocada pelo inchaço, secreção e consequente bloqueio do conduto auditivo. Ainda assim, uma vez tratada, o zumbido costuma sumir também, assim como a dor.

Procure um otorrinolaringologista !

Se acaso um dia ocorra uma dor de ouvido, procure o otorrinolaringologista de sua confiança, que é o especialista na área de ouvido, nariz e garganta. Sem dúvida, quanto mais precoce for o início do tratamento, mais rápido será o tratamento. Por outro lado, nem toda dor de ouvido é sinônimo de otite. Se acaso não houver infecção de ouvido, outra possibilidade é a disfunção temporomandibular ou problema de mordida, que também pode provocar zumbido com dor de ouvido. Saiba mais

Por que o ouvido fica entupido na otite?

Assim como quando estamos gripados, com crise de rinite ou sinusite, pode ocorrer dos ouvidos ficarem tampados, como se estivéssemos um pouco “surdos”. Visto que cabe ressaltar que isso pode ocorrer em um ou ambos ouvidos. Uma vez que exista secreção nasal, existe a possibilidade de ir para a tuba auditiva causando um bloqueio na orelha média. Consequentemente, o catarro forma uma espécie de  “barreira” que não permite receber o som adequadamente e com isso abafar a nossa audição.

O ouvido está entupido e tem “eco” ?

Ainda assim, mesmo com ouvido abafado, pode acontecer também de ouvirmos nossa própria voz mais alta, como uma espécie de “eco”. Isso ocorre pela condução óssea do som pela presença do catarro na orelha média.

A otite foi tratada mas o ouvido continua entupido?

É natural que após o tratamento o ouvido ainda possa ficar entupido por alguns dias, mesmo tendo terminado o antibiótico. Porém, passados muitos dias ou semanas isso já não é considerado normal e precisa ser investigado pelo otorrinolaringologista. Existem algumas situações em que ocorre uma disfunção tubária e que mesmo sem uma infecção ativa, se ela estiver inchada ou por algum motivo bloqueada, persiste a sensação de entupimento. Desse modo, uma vez tratada a disfunção tubária, tende a normalizar a audição.

Cuidado com a automedicação

Certamente ninguém gosta de ter uma dor incomodando no seu dia a dia e muitas vezes, lançamos mão do que tiver na bolsa para aliviar a dor. No entanto, remédios do tipo anti inflamatórios são potencialmente ototóxicos, podendo causar zumbido no ouvido, além de prejuízos renais. Outra classe medicamentosa que pode provocar zumbido são os antibióticos: alguns tem mais potencial para provocar zumbido. Por isso, procure o seu médico para saber a causa da dor e o melhor tratamento.

Bibliografia:

  1. Zumbido.Oiticica J, Mezzalira R, Cassou R, Bittar R (EE).  Thieme Revinter. 2022. 1ª edição.
  2. Site Tinnitus Iniative Research: Diagnostic Flowchart. Disponível em<https://www.tinnitusresearch.net/index.php/for-clinicians/diagnostic-flowchart> 2023.
  3. Imagens Pixabay
Consultório
consutório dra elaine m watanabe