Sensação de ouvido entupido e zumbido?
Dra Elaine Miwa Watanabe é médica otorrinolaringologista pesquisadora em zumbido no ouvido
Qual a relação entre sensação de ouvido entupido e zumbido?
Pois bem, sabe aquela sensação de descer a serra, em que o ouvido entope e aí melhora mascando chiclete ou soprando nariz? Exatamente essa situação pode deixar o ouvido entupido e também provocar zumbido.
Antes de mais nada, o que é zumbido?
Primeiramente precisamos definir o que é zumbido: é a sensação de um barulho percebido dentro do ouvido ou na cabeça, ou seja, não se trata de um barulho do ambiente.
Por que o ouvido fica entupido?
Existem vários motivos para que o ouvido possa entupir. Certamente, as mais frequentes vão desde entrar água dentro do ouvido, presença de cera bloqueando o conduto auditivo, otite, descer a serra, andar de avião, disfunção de atm, gripe, crises de rinite e sinusite. Salvo exceções, essas são fáceis de resolver: assim que tratamos a causa o ouvido volta ao “normal” e o ouvido “abre”.
Qual a relação entre ouvido tampado e zumbido?
Decerto essa sensação de ouvido tampado e zumbido são muito comuns.Embora não seja uma relação obrigatória. Ou seja, nem sempre quando o ouvido fica abafado necessariamente a pessoa vai ter zumbido. Entretanto, quando o ouvido está bloqueado, ocorre uma distorção da percepção do som e isso pode gerar zumbido.
Como tratar o ouvido entupido?
A fim de melhorar o bloqueio do conduto auditivo, a aspiração da água quando entra água da piscina ou uma lavagem de ouvido no caso da cera, costumam resolver. Por outro lado, situações de infecção como o otite e sinusite necessitam de uma avaliação médica para tratamento com antibiótico específico.
Qual remédio caseiro para ouvido entupido e zumbido?
Visto que não tem como examinar o ouvido em casa, não existe um remédio caseiro para ouvido entupido e zumbido. Para que haja um tratamento adequado, é fundamental a avaliação de um otorrinolaringologista. Caso contrário, é muito comum a tentativa de cutucar o ouvido e acidentalmente ocorrer uma perfuração do tímpano. Assim, se a pessoa já tinha um problema, ela pode arrumar mais um outro e que ainda por cima também pode causar zumbido no ouvido.
Por que o ouvido fica entupido na sinusite?
Assim como quando estamos gripados, com crise de rinite ou sinusite, pode ocorrer dos ouvidos ficarem tampados. Visto que cabe ressaltar que isso pode ocorrer em um ou ambos ouvidos. Uma vez que exista secreção nasal, existe a possibilidade de ir para a tuba auditiva e causar um bloqueio na orelha média. Consequentemente, o catarro forma uma espécie de “barreira” que não permite receber o som adequadamente e com isso abafar a nossa audição.
O que é tuba auditiva?
A tuba auditiva comunica a via aérea nasal com o ouvido médio. Por isso, através desse canal, o catarro da rinite, da sinusite ou mesmo da gripe, consegue passar para o ouvido. E por conseguinte, a musculatura que envolve a abertura e o fechamento da tuba auditiva são o músculo saplingofaríngeo e o músculo tensor do véu palatino.
A sinusite foi tratada mas o ouvido continua entupido?
É natural que após o tratamento o ouvido ainda possa ficar entupido por alguns dias, mesmo tendo terminado o antibiótico. Porém, passados muitos dias ou semanas isso já não é considerado normal e precisa ser investigado pelo otorrinolaringologista. Existem algumas situações em que ocorre uma disfunção tubária e que mesmo sem uma infecção ativa, se ela estiver inchada ou por algum motivo bloqueada, persiste a sensação de entupimento. Desse modo, uma vez tratada a disfunção tubária, tende a normalizar a audição.
Não tive sinusite e meu ouvido está tampado, o que deve ser?
Existem outras causas que podem justificar ou ouvido abafado ou com uma pressão dentro de um ou ambos ouvidos. São tensões de origem muscular provocadas por disfunção temporomandibular (dtm), problemas de articulação temporomandibular, mordida , apertamento, bruxismo e até alterações cervicais. Ao mesmo tempo, todas essas condições citadas podem ocasionar a Síndrome Tônica do Tensor do Tímpano (STTT) cujas principais queixas são ouvido entupido e zumbido. Quer saber mais? Saiba aqui
Como a tensão de origem muscular pode entupir o ouvido?
Geralmente quando existe tensão de origem muscular, não se trata de apenas um músculo tensionado. Assim como pode aparecer dor inclusive no ouvido, o zumbido também pode aparecer. Quando a musculatura da face, relacionada à mordida, está sobrecarregada, os músculos próximos a eles também ficam sobrecarregados, incluindo a musculatura do ouvido. A saber, um desses músculos é o tensor do tímpano.
Quando o zumbido aparece como ele é ?
Existem alguns tipos de zumbido que podem se manifestar diferente de uma pessoa para outra. A princípio, os mais comuns são descritos como apito, chiado e asa de borboleta. Porém, no caso da asa da borboleta é como se houvesse uma vibração (flap flap flap tipo asa mesmo batendo) ou estalos como ploc ploc ou téc téc (parecido com o que ouvimos ao soprar o nariz).
Existe tratamento para Síndrome Tônica do Tensor do Tímpano ou STTT?
Sim, basicamente o tratamento pode ser medicamentoso, fisioterapia e em casos extremos cirúrgicos. Saiba mais aqui.
Como saber a causa do ouvido entupido e o zumbido?
O otorrinolaringologista é o médico especialista mais indicado para avaliar queixas auditivas. Assim, tendo o diagnóstico, com certeza o tratamento será mais assertivo.
Tratamento de zumbido é tudo igual?
O tratamento de zumbido no ouvido não é o mesmo para todo mundo. Assim como as causas são diferentes, o tratamento também muda de uma pessoa para outra. Mesmo que o zumbido seja igualmente percebido como um chiado por exemplo, não quer dizer as causas sejam as mesmas. Tenha muito cuidado com receitas milagrosas que vemos todos os dias se espalhar nas redes sociais. É comum o relato de pessoas que pioraram o zumbido com essas “super dicas infalíveis” ou que tomou o remédio que foi bom para outra pessoa. Procure o otorrinolaringologista especialista em zumbido no ouvido ou o médico que tenha experiência em tratar zumbido no ouvido.
Bibliografia:
- Zumbido.Oiticica J, Mezzalira R, Cassou R, Bittar R (EE). Thieme Revinter. 2022. 1ª edição.
- Site Tinnitus Iniative Research: Diagnostic Flowchart. Disponível em<https://www.tinnitusresearch.net/index.php/for-clinicians/diagnostic-flowchart> 2023.
- Imagens Pixabay