Tem zumbido no ouvido esquerdo ou direito?

Pode ter zumbido somente no ouvido esquerdo ou direito?

Sim! Você sabia que uma pessoa pode ter zumbido somente no ouvido esquerdo ou no direito? Primeiramente você precisa saber que o zumbido é um sintoma, não é uma doença. Ou seja, isso significa que o zumbido é consequência de alguma alteração. Essa alteração pode ser no ouvido ou irradiou para o ouvido e foi capaz de causar alguma distorção sonora e gerar zumbido no ouvido ou na cabeça.

Então o zumbido pode aparecer apenas de um lado?

Sim! Zumbido pode ser percebido só no ouvido esquerdo ou só no ouvido direito. Por outro lado pode ser percebido bilateralmente e mais alto de um lado do que do outro. Isso também pode ocorrer não só no ouvido como também na cabeça.

O que pode causar zumbido em apenas um ouvido?

• Cera de ouvido
  • Perfuração timpânica
  • Trauma acústico
  • Infecção de ouvido
  • Surdez súbita
  • Problema odontológico
  • Problema de ombro ou coluna
  • Problemas vasculares
  • Tumor no ouvido ou na cabeça

Cera de ouvido

Quando a cera causa obstrução do conduto auditivo, o som é impedido de entrar de forma adequada e essa distorção do som é capaz de causar zumbido.

Trauma acústico

No momento em que um ouvido recebe um som de altíssima intensidade em um dos ouvidos é possível causar uma lesão auditiva em apenas um dos lados. Essa lesão precisa ser avaliada pelo otorrinolaringologista pois pode ser reversível ou permanente.

Perfuração timpânica

Traumas causados por uso de hastes flexíveis ou mesmo infecções podem lesar a membrana timpânica. Isso provocaria a percepção distorcida do som do ouvido lesado e consequentemente pode gerar zumbido

Hastes flexíveis

Infecção de ouvido

O ouvido infeccionado pode ter zumbido enquanto estiver infeccionado. Alguns remédios do tipo anti inflamatórios, quando usados de forma abusiva também são ototóxicos e isso também poderia ser um agravante para a formação do zumbido.

Surdez súbita

Ocorre quando há uma perda repentina de audição, como o próprio nome sugere. Pode ter causa viral ou idiopática, ou seja, pode não ser possível identificar sua causa

Problema odontológico

Dor, disfunção temporomandibular, mordida cruzada, bruxismo, apertamento, entre outros podem gerar zumbido de forma irradiada. Ou seja, mesmo sem ter um problema auditivo, um problema odontológico pode gerar uma tensão assimétrica e isso gerar zumbido em apenas um ouvido.

Problemas de coluna e ombro

Assim como problemas odontológicos, problemas no ombro de coluna também podem gerar informações assimétricas e provocar zumbido que chamamos de somatossensorial. Ou seja, tem origem osteomuscular e irradia essa informação para os ouvidos.

Alterações vasculares

Existem algumas malformações vasculares que podem levar ao aparecimento de zumbido principalmente o de característica pulsátil e que costuma acompanhar o ritmo do batimento cardíaco.

Tumores de ouvido ou na cabeça

Alguns tumores tais como meningiomas ou schwanomas podem dependendo da localização gerar zumbido unilateral e outros sintomas podem aparecer junto, tais como tontura, alterações visuais e até mesmo perda de audição.

Avalie o seu zumbido com o otorrinolaringologista

As causas de zumbido podem variar bastante. E nem sempre existe apenas uma causa. Procure o seu otorrinolaringologista para investigar e ter um tratamento mais assertivo.

Tratamento de zumbido é tudo igual?

O tratamento de zumbido no ouvido não é o mesmo para todas as pessoas. Assim como as causas são diferentes, o tratamento também é individualizado. Mesmo que o zumbido seja igualmente percebido como um chiado por duas pessoas distintas por exemplo, não quer dizer as causas sejam as mesmas. Tenha muito cuidado com receitas milagrosas que vemos todos os dias se espalhar nas redes sociais.

Bibliografia: 1) Zumbido.Oiticica J, Mezzalira R, Cassou R, Bittar R (EE).  Thieme Revinter. 2022. 1ª edição. 2) Site Tinnitus Iniative Research: Diagnostic Flowchart. Disponível em<https://www.tinnitusresearch.net/index.php/for-clinicians/diagnostic-flowchart> 2023. 3) Imagens PiXabay

consutório dra elaine m watanabe