Dra Elaine Miwa Watanabe

Dra Elaine Miwa Watanabe

Otorrinolaringologista

Zumbido tem tratamento

Zumbido no ouvido do nada

pixabay

Zumbido no ouvido pode aparecer do nada? Sim, é possível que apareça “do nada”, porém na maioria das vezes existe uma causa. Mas inicialmente precisamos esclarecer o que é zumbido.

O que é zumbido?

Primeiramente, zumbido é um som percebido no ouvido ou na cabeça. Portanto, não se trata de um som vindo do ambiente.

Zumbido pode ser só no ouvido esquerdo?

Sim, pode ser só no ouvido esquerdo. Por vezes pode ser só no ouvido direito também ou ambos, assim como na cabeça toda ou em apenas uma região. Ainda assim o zumbido pode “mudar de lugar”, ou seja, pode ser percebido em um ouvido primeiro, sumir e depois aparecer em outro ouvido. Desde já você precisa saber que o zumbido é um sintoma e não uma doença. Então, geralmente o zumbido é resultado de alguma modificação no corpo que ativa esse sintoma. Da mesma forma que outros sintomas como febre, cansaço, dor de cabeça, tontura. Todos estes são sintomas, podem aparecer do nada? Também podem, porém, geralmente todos eles têm uma causa por trás.

Como pode ser o som do zumbido?

Existem vários tipos de sons: apito, chiado, barulho de motor de geladeira, grilos cantando, chuva, panela de pressão, som metálico, sino, coração batendo, som de asa batendo, televisão “fora do ar”, rádio mal sintonizado, entre outros. Além disso, esses sons podem ser altos ou baixos, finos ou grossos, contínuos ou podem aparecer só em alguns horários (tipo pela manhã, ou só à noite, ou após alguma refeição).

Posso ter mais de um zumbido do nada?

Sim, é possível ter mais de um zumbido no mesmo ouvido ou mesmo zumbidos diferentes em cada ouvido.

Qual a diferença entre zumbido, acufeno e tinnitus?

Nenhuma. Ou seja, o sintoma é o mesmo, porém em alguns países pode ser mais comum o uso da palavra tinnitus ou mesmo acufeno. De acordo com o dicionário, a origem da palavra tinnitus vem do latim, de tinnire, que significa “zumbir”.

Como saber as causas de zumbido no ouvido?

O médico com experiência em tratar esse sintoma vai fazer uma avaliação para descobrir as possíveis causas mesmo que apareça “do nada”. 

Como o zumbido no ouvido pode aparecer do nada?

Existem doenças “ocultas” que nem sabemos que temos e que podem começar a dar sintomas. Por exemplo, pessoas com alteração do metabolismo do açúcar como pré diabetes e diabetes podem ter zumbido. Sabemos que o açúcar é ototóxico, pode causar microlesões nas células cocleares que no início podem ser regeneradas. Porém, quando recorrentes podem causar lesão definitiva ocasionando distorções na percepção do som e consequentemente gerando o zumbido no ouvido.

Zumbido no ouvido do nada pode oscilar ?

Frequentemente podemos achar que o fato do zumbido ser alto significa que seja mais grave. Mas isso não é verdade. Assim como o zumbido baixinho também não significa menos grave. Por outro lado, o som pode oscilar. Às vezes pode ser percebido mais alto e às vezes mais baixo. Naturalmente, à noite, por causa do silêncio , ele pode ser notado mais alto. Entretanto, alguns zumbidos podem ser mais alto pela manhã. Nesse caso, os principais motivos para o zumbido ser mais alto pela manhã são alterações do açúcar no sangue, sono ruim seja por noite mal dormida ou até mesmo apneia e bruxismo.

Que outras doenças “ocultas” podem dar zumbido?

Com a correria do dia a dia, às vezes não nos damos conta de como estamos estressados, dormindo mal, irritados, preocupados, sem horário para comer, comendo errado, não tomando água suficiente, não descansando o suficiente. Nesse meio tempo o corpo vai produzindo um hormônio chamado cortisol, que é o hormônio do estresse. Quando isso ocorre uma série de modificações no nosso corpo acontece que podem gerar zumbido: uma delas é a resistência à insulina o que consequentemente aumenta o açúcar no sangue. E como já dito anteriormente, isso pode causar lesão no sistema auditivo e ocasionar o zumbido.

Zumbido pode ser emocional?

Sim! Pode! Inclusive há estudos que sugerem que quando há redução da serotonina, um dos primeiros sintomas pode ser zumbido. E de acordo com a literatura, a serotonina quando está muito baixa causa depressão.

Zumbido do nada pode dar desmaio?

Não, o zumbido não vai provocar desmaio. Em contrapartida o desmaio pode gerar zumbido. Um exemplo bem simples é a hipoglicemia. Pouco antes de desmaiar é muito comum a pessoa se queixar de tontura, escurecimento na vista e ZUMBIDO! Sob o mesmo ponto de vista, quando a pressão abaixa, também pode provocar desmaio,e também pode fazer aparecer o zumbido. Posteriormente quando a pessoa se recupera, o zumbido some.

Que outras situações o zumbido pode aparecer do nada?

Talvez você já tenha percebido que mesmo que o zumbido apareça repentinamente, é preciso investigar quais são as possíveis causas. Exames de sangue, avaliação auditiva são fundamentais para o correto diagnóstico e um tratamento específico.

Estava sentado vendo TV e o zumbido apareceu do nada ?

Essa é uma situação comum. Ao contrário do que muita gente pensa, o zumbido pode ocorrer do nada simplesmente vendo TV. Como explicar essa situação? Enquanto estamos sentados, a posição importa muito. Frequentemente ocorre de ficarmos “largados” no sofá e às vezes isso pode descompensar informações osteomusculares da coluna lombar, cervical, ombros e isso gerar zumbido. Outra situação é caso o filme seja de ação, sem querer podemos chegar a apertar os dentes com força e isso também pode gerar zumbido.

Zumbido apareceu do nada, como saber a causa?

É preciso investigar as possíveis causas do zumbido. Embora tenha aparecido de forma inesperada, na maioria das vezes é possível identificar a causa ou as possíveis causas do zumbido. Por vezes, o zumbido pode ter mais de uma causa e é muito comum o zumbido aparecer após algum tipo de “gatilho”.

Estava tratando um problema de coluna e o zumbido apareceu do nada?

Geralmente quando travamos a coluna a dor é realmente insuportável. Tomamos qualquer remédio que esteja à nossa frente para a dor passar. Até porque a dor não nos deixa trabalhar, não deixa dormir e às vezes não deixa nem andar. E o que isso tem a ver com o zumbido do nada? Toda vez que tomamos antiinflamatórios pode ocorrer uma ototoxicidade auditiva. Ou seja, pode causar microlesões no sistema auditivo e se essa lesão for permanente, o zumbido passa a ser percebido de forma contínua. Já, caso a lesão seja reversível, o zumbido some. 

Tratamento de zumbido é tudo igual?

O tratamento de zumbido no ouvido não é o mesmo para todo mundo. Assim como as causas são diferentes, o tratamento também muda de uma pessoa para outra. Mesmo que o zumbido seja igualmente percebido como um chiado por exemplo, não quer dizer as causas sejam as mesmas. Tenha muito cuidado com receitas milagrosas que vemos todos os dias se espalhar nas redes sociais. É comum o relato de pessoas que pioraram o zumbido com essas “super dicas infalíveis” ou que tomou o remédio que foi bom para outra pessoa. Procure o otorrinolaringologista especialista em zumbido no ouvido ou o médico que  tenha experiência em tratar zumbido no ouvido.

Bibliografia:

  1. Zumbido.Oiticica J, Mezzalira R, Cassou R, Bittar R (EE).  Thieme Revinter. 2022. 1ª edição.
  2. Site Tinnitus Iniative Research: Diagnostic Flowchart. Disponível em<https://www.tinnitusresearch.net/index.php/for-clinicians/diagnostic-flowchart> 2023.
  3. Reprodução de foto Pixabay
Consutório

Telefone : (11) 5575  0801

Whatsapp : (11) 99617 1877

Praça Oswaldo Cruz, 124, Conjunto 116, 11º andar, Paraíso

Em frente ao Shopping Pátio Paulista