Zumbido, açúcar e metabolismo
Zumbido não é doença e sim um sintoma que pode ser causado por alterações do metabolismo incluindo o açúcar.
Uma pessoa pode ter mais de uma tipo de zumbido e um tipo de zumbido pode ter mais de uma causa associada, por isso existe a necessidade de se investigar sua origem e com isso aumentar as chances de sucesso no tratamento.
Zumbido e açúcar tem relação?
Sim! Sabemos que o açúcar é um carboidrato simples que nos fornece o combustível necessário para o corpo funcionar. Mas em excesso, como na diabetes, pode danificar várias estruturas do nosso corpo, inclusive das nossas vias auditivas.
Como o açúcar pode danificar a audição?
É como se o açúcar “enferrujasse” pouco a pouco as estruturas vasculares, nervosas e celulares da nossa audição. Consequentemente, todo esse desgaste sofrido ocasionaria um mau funcionamento das vias auditivas provocando o zumbido.
Alterações do metabolismo podem dar zumbido?
Sim! Além do açúcar, outros erros do metabolismo podem prejudicar o bom funcionamento da via auditiva. Por exemplo, o aumento de gordura no sangue, conhecida como dislipidemia, aumenta a chance de entupimento das artérias provocando aterosclerose. E uma vez entupidas, mesmo que parcialmente, menos oxigênio e nutrientes chegariam às células do ouvido interno que são extremamente sensíveis a eventos vasculares.
Alterações hormonais também podem dar zumbido?
Alterações hormonais como no caso da tireoide e desbalanço dos hormônios femininos, assim como a falta de vitaminas B12, D e zinco podem também contribuir para o aparecimento do zumbido no ouvido.
Quais são as lesões causadas pelo diabetes?
Os estudos indicam que as principais lesões no aparelho auditivo causadas pelo diabetes são: atrofia do gânglio espiral por microangiopatia, neuropatia do nervo auditivo, desmielinização das vias auditivas centrais.
Se eu parar de comer açúcar, o meu zumbido vai sumir?
Se as lesões auditivas causadas pelo excesso de açúcar forem reversíveis, é possível que o zumbido possa sumir. Porém, caso contrário isso não quer dizer que o zumbido não possa melhorar ao controlar o seu consumo. Isso porque ao diminuir há também menor avanço de lesão nas vias auditivas e parte das nossas células auditivas é capaz de se regenerar. Portanto, sempre será bom controlar a ingestão de doces e massas, os chamados carboidratos simples, principalmente os de baixo índice glicêmico.
Como se faz o tratamento do zumbido de origem metabólica?
O paciente deve ser avaliado pelo seu médico e corrigir todas as possíveis alterações metabólicas. Por isso, é importante fazer exames periodicamente para não ser pego de surpresa com a glicose muito alta por exemplo. Mas acima de tudo isso, hábitos saudáveis com uma alimentação equilibrada, atividade física e bom sono, sempre vão ajudar a manter um corpo são.
Bibliografia: Saiba mais no capítulo "Etiologia" escrito por Dra Elaine Watanabe e Mezzalira no livro "Zumbido" abaixo:
Etiologia. Watanabe E, Mezzalira R. In: Oiticica J, Mezzalira R, Cassou R, Bittar R (EE). Zumbido. Thieme Revinter. 2022. 1ª edição. p51-57.
Consultório:
Telefone : (11) 5575 0801
Whatsapp : (11) 99617 1877
Praça Oswaldo Cruz, 124, Conjunto 116, 11º andar, Paraíso
Em frente ao Shopping Pátio Paulista