Tipos de Zumbido

Ouça qual o mais parecido com o seu
De fato, você sabia que existem vários tipos de zumbido? A princípio, os mais comuns são chiado ou apito. Mas podemos ilustrá-los de forma bem variada: barulho de panela de pressão, cigarras cantando, motor de geladeira, rádio fora de sintonia, abelhas zunindo, ondas do mar e muitos outros. Ou seja, existe uma infinidade de sons que cada pessoa pode interpretar de uma forma diferente. Além desses, existem também os pulsáteis como asa de borboleta batendo ou mesmo acompanhando o ritmo do coração. Aliás, outra característica a saber é se são contínuos ou não. Sem dúvida, essa descrição sonora é fundamental para que o médico consiga ir atrás das possíveis causas e optar pelo melhor tratamento.
Afinal, por que existem vários tipos de zumbido?
Primeiramente é importante destacar que zumbido é um sintoma, não é uma doença. Dessa forma, a percepção desse som pode ser diferente de uma pessoa para outra dependendo da causa. Ainda assim é possível que um mesmo tipo de zumbido tenha várias causas. Por isso, pode ocorrer também de uma mesma pessoa ter mais de um tipo de zumbido. Ou seja, pode ocorrer da pessoa precisar fazer mais de um tipo de tratamento para melhorar o zumbido. Portanto, às vezes torna o tratamento do zumbido complexo e demorado. Mas sempre é possível tentar melhorar!
Procure um otorrinolaringologista
Decerto, o otorrinolaringologista com experiência em zumbido vai te ajudar a investigar esses sons que tanto incomodam. Zumbido tem tratamento!
Bibliografia especializada em zumbido :
- Etiologia. Watanabe E, Mezzalira R. In: Oiticica J, Mezzalira R, Cassou R, Bittar R (EE). Zumbido. Thieme Revinter. 2022. 1ª edição. p51-57.